direito em foco

O que é um software jurídico

software jurídico

Software jurídico: o que é?

 

Olá, leitor de Macaé, Rio das Ostras, RJ e demais pessoas que acompanham nossas postagens!

 

Hoje vamos falar sobre um assunto que ainda gera confusão para muitos profissionais: o uso da tecnologia, especialmente no âmbito jurídico, sobre sistema jurídico.

Com o advento da tecnologia, muitas mudanças aconteceram no âmbito empresarial, inclusive quando se trata de escritórios de advocacia, não é? É nesse cenário de transformação digital que surgiu o software jurídico.

 

Antigamente, advogados como você e como nós da Amério Almeida & Advogados Associados só podíamos contar com os mesmos métodos manuais de sempre, mas hoje existem ferramentas capazes de automatizar processos e otimizar o fluxo de trabalho.

 

Entretanto, é preciso ter disposição para abandonar hábitos de trabalho e realizar a transição para o mundo digital — e acredite, vale a pena: organização e automatização de processos, otimização da gestão e aumento da produtividade são apenas alguns benefícios advindos do uso do sistema aqui mencionado.

 

Vamos entender com mais detalhes o que é um software jurídico e as vantagens de utilizá-lo em seu escritório? Continue acompanhando!

O que é um software jurídico?

Em suma, um software jurídico é um programa que apresenta um sistema de gestão simplificado e fácil de utilizar, o qual permite o controle sobre as principais áreas do escritório.

 

Sabe aquelas planilhas utilizadas para controle de prazos e processos, da equipe, do cadastro de clientes e atendimentos, das finanças, entre outras questões?

 

Elas dão trabalho, não dão?

 

É por essas e outras que surgiram softwares para advogados, que ajudam na organização de tarefas jurídicas e administrativas e ainda auxiliam o controle de processos judiciais, de documentos, prazos e intimações.

 

Ah, e vale lembrar: com esse tipo de software, tudo isso é feito em um só lugar!

O que esse programa pode fazer pelo seu escritório de advocacia?

Primeiramente, observe se os problemas apresentados a seguir fazem parte do cotidiano do seu escritório:

 

  •         falta de tempo para se dedicar às questões jurídicas;
  •         não cumprimento de prazos;
  •         acúmulo de processos e de outras atividades;
  •         perda de documentos e contratos;
  •         acúmulo de papéis;
  •         finanças desorganizadas;
  •         tempo gasto com tarefas manuais e repetitivas.

 

E então, se identificou com algumas das questões acima?

 

Em caso afirmativo, saiba que esse software para jurídico pode fazer muito pelo seu escritório de advocacia, pois automatiza tarefas, organiza a gestão (inclusive da área financeira) e aumenta a produtividade individual e coletiva.

 

Além disso, softwares como o da SAJ ADV ainda permitem a integração com os aplicativos do Office 365 e com Tribunais de todo o país. Útil, não é?

 

Como se não fosse o suficiente, o programa ainda colabora em mais uma questão importante: atendimentos personalizados! O advogado pode registrar informações e detalhes do caso, os assuntos discutidos em reunião, os documentos enviados, as datas que falou com o cliente, entre outras informações que julgar relevante, criando assim uma relação de proximidade a cada contato.

 

Para advogados e escritórios que buscam a fidelização de clientes, atendimentos personalizados sempre devem ser uma das prioridades.

Quais são as outras vantagens que esse sistema oferece?

Além do que já mencionamos, é possível:

 

  •         realizar o preenchimento automático de documentos por meio dos modelos disponibilizados pelo software;
  •         capturar processos pelo número da OAB;
  •         receber de maneira automatizada as intimações das ações pelas quais você é responsável;
  •         armazenar todos os dados com segurança na nuvem;
  •         controlar quais colaboradores têm acesso ao programa.

 

Quer mais vantagens?

 

Você, advogado, também pode:

 

  •         acessar o sistema de qualquer lugar e a qualquer hora, desde que haja permissão de acesso, uso de um dispositivo móvel e conexão com a internet;
  •         emitir relatórios de clientes cadastrados, pagamentos, apontamento de horas, de audiências, entre outros;
  •         acompanhar seus extratos de conta, caixa e banco;
  •         cadastrar honorários, despesas e receitas;
  •         visualizar contas a pagar e a receber;
  •         vincular intimações aos processos.

 

Já imaginou contar com os recursos acima?

 

Além disso, o SAJ ADV garante outras facilidades, como sincronizar o calendário do software com o serviço do Google Agenda, o que facilita o cumprimento de prazos e o atendimento aos clientes por meio de alertas e lembretes.

 

A equipe da Amério Almeida & Advogados Associados já está integrada às novas tecnologias e, portanto, apta a oferecer o melhor atendimento aos clientes. E a sua equipe?

 

Enfim, vimos aqui o que é um software jurídico, o que ele pode fazer pelo seu escritório e outras vantagens que o sistema oferece. Se há o receio de investir e se arrepender depois, saiba que muitas empresas oferecem um período de teste: assim você pode conhecer o programa, usá-lo por alguns dias e decidir se o investimento vale a pena.

 

Comentários